Ciclo de Crescimento e Perda de Cabelo

O cabelo emerge do couro cabeludo em unidades foliculares, cada uma contendo até quatro cabelos, sendo que, em média, 20% contém apenas um, 45% contém dois, 30 % contém três e 10% contém quatro cabelos. Essa proporção varia de pessoa para pessoa e de acordo com a idade.

Todos os cabelos do corpo passam por ciclos de crescimento, repouso e queda.

O cabelo começa o seu ciclo de vida pela fase anagénica (crescimento) crescendo 1 a 2 cm por mês, na cabeça, durante 2 a 6 anos, sendo este ciclo mais longo nas mulheres do que nos homens. Nos outros locais do corpo, tem fases de crescimento mais curtas; por isso, os pelos nunca atingem o comprimento dos cabelos da cabeça.

Segue-se a fase catagénica (repouso) que dura 2 a 6 semanas, na qual o cabelo começa a querer soltar-se do folículo.

Finalmente, vem a fase telogénica (perda de cabelo) em que os cabelos caem e as raízes permanecem em descanso por 2 a 4 meses. Neste período, o cabelo é empurrado para fora do folículo, já que um novo cabelo está a nascer, iniciando-se, de novo, a fase anagénica.

A densidade capilar é um dos fatores com mais variantes aquando da avaliação do potencial paciente a um transplante capilar, pois é determinante para definir a quantidade de cabelo a transplantar.

Normalmente, a densidade média situa-se entre os 100 e os 140 cabelos por cm2, pelo que, um transplante com 60 cabelos por cm2 proporciona um aspeto similar ao que o paciente teve no passado.

Venha conhecer o seu diagnóstico sem compromisso.

Marque uma consulta.