Tratamento da Ginecomastia
A ginecomastia consiste num aumento das mamas nos homens e afeta, aproximadamente, 40% dos homens, numa ou em ambas as mamas, estando normalmente relacionada, com um desequilíbrio hormonal, onde há um aumento da produção de estrogénio e diminuição da produção de testosterona.
A cirurgia para tratamento da ginecomastia pode ser realizada em pacientes de qualquer idade e, de acordo com o tipo de ginecomastia apresentada pelo paciente, o tratamento cirúrgico pode ser:
Lipoaspiração: indicado nos casos de pseudoginecomastia, onde há apenas um acumular de gordura sobre o músculo peitoral, utilizando a técnica de anestesia local.
Remoção cirúrgica da glândula:indicado nos casos de ginecomastia verdadeira, onde há um aumento anormal do tecido glandular mamário. Por ser um tecido fibroso e endurecido, não pode ser eliminado apenas com a lipoaspiração, sendo necessária a realização de um corte na região peri-aureolar inferior da mama, para que a glândula seja retirada. A cicatriz resultante apresenta ótimo aspeto estético, devido à coloração naturalmente escurecida da região aureolar, o que irá disfarçar a cicatriz.
Sente-se algum desconforto pós-operatório, durante alguns dias após a realização desta intervenção, sendo passageiro e, facilmente controlado por analgésicos. A maior parte dos pacientes retoma as atividades quotidianas entre 24 a 48h após o procedimento, desde que não desenvolvam esforço físico intenso.